Não faz ideia de como fazer uma tarefa? Qual solução escolher? Quanto tempo vai levar para fazer uma tarefa?
No contexto de TI, frequentemente lidamos com o seguinte questionamento: “Quanto tempo vai levar essa tarefa?”
Entretanto, responder essa pergunta sem ter qualquer conhecimento sobre a tarefa é muito difícil e quase sempre será uma resposta errada.
Para amenizar o risco e a incerteza, temos o conceito de SPIKE, uma solução com o intuito de identificar “como” implementar uma solução. E é sobre isso que vamos falar hoje neste conteúdo produzido pelo André Andrade, Analista de Projetos (PO) aqui na nata.house.
Continue a leitura e confira!
O que é Spike?
Resumidamente, entender “como” implementar uma solução e explorar possíveis soluções, com o objetivo de reduzir o risco de um problema técnico ou aumentar a confiabilidade para uma estimativa.
Para que usar Spike?
- Tomar melhores decisões;
- Minimizar a incerteza e o risco de uma tarefa;
- Diminuir o débito técnico;
- Ter clareza do caminho a ser seguido.
Quando usar Spike?
- Quando uma tarefa carrega muita incerteza e risco;
- Quando uma tarefa é muito complexa;
- Quando ninguém na equipe faz ideia das possíveis soluções;
- Quando não se tem certeza de qual o melhor design. (Wireframes)
Exemplo de Spike
Certa vez, em um projeto, precisávamos escolher qual o melhor provedor de mapa. Além de pesquisa (benchmarking), para cada solução mapeada, implementamos um código simples de “hello world” a fim de validar a hipótese de quais delas responderiam com uma melhor aderência, melhor documentação, a menor curva para ser implementada e com o melhor desempenho.
Com essas informações, conseguimos ter uma tomada de decisão muito mais assertiva para o contexto do projeto e em apenas um dia decidimos com qual solução seguir.
Conclusão
Spike é uma ferramenta excelente para o time descobrir “como fazer alguma coisa”.
Ela ajuda a validar as hipóteses frente aos fatos, a testar rapidamente, evitar desperdício e auxiliar na tomada de decisão.
Um ponto de atenção é delimitar o tempo de uma Spike, para que esta não perca seu propósito. Lembre-se: errar pouco e errar cedo potencializará as chances de sucesso em seu projeto.
Espero ter ajudado a conhecer um pouco mais sobre Spike e o poder dessa solução.
Curiosidade
Veja na imagem como através da Spike podemos passar de estimativas incertezas para estimativas com muito mais confiança, esse é um dos conceitos do Extreme Programming no Extreme Programming.Inspiração: XP